
VII Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social – SRFPMESS
REGIÃO IV - ENESSO
TEMPOS DIFÍCEIS, TEMPOS DE REFLEXÃO E LUTA
VII Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social – SRFPMESS – ENESSO REGIÃO IV
“TEMPOS DIFÍCEIS, TEMPOS DE REFLEXÃO E LUTA”
A Coordenação Regional da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO Região IV) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), por meio da Comissão Organizadora do VII Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social - VII SRFPMESS, vem através desta carta, cordialmente, convocar todas/todos as/os estudantes de Serviço Social da Região IV da ENESSO, que é composta pelos Estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal para participar do VII SRFPMESS - ENESSO REGIÃO IV a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2016 na Universidade Federal do Tocantins – UFT, Câmpus de Miracema.
Nesses 80 anos do Serviço Social no Brasil enquanto profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, nos vemos, diante de um momento onde se evidencia tensões políticas e econômicas que interferem diretamente no acirramento da luta de classes. Momentos como este, nos leva a necessidade de fazer profundos e calorosos debates, no sentido de desenvolver estratégias de lutas e resistência frente à refração dos direitos da classe trabalhadora e ao avanço da onda conservadora que ganha força no país. A luta contra interesses que retrocedem direitos garantidos com sangue, suor e à própria vida de muitos homens, mulheres, negras e negros, indígenas, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros, se constitui um grande desafio para o Serviço Social na hodierna realidade, onde se consubstancia implicações que se fazem presente nos cursos de Serviço Social, inclusive no Curso de Serviço Social da UFT, cujo os desafios se iniciam desde sua fundação.
Na indelével data de 25 de maio de 2006, quando há a criação da escola de Serviço Social da UFT, sendo um significativo marco para a cidade de Miracema do Tocantins. O curso de Serviço Social germina, no sentido de atender uma demanda que à época emanou da comunidade miracemense, que na lide da realidade local, bradava por novas possiblidades no âmbito da educação superior. Em sua ainda pequena, mas bem-sucedida trajetória de 10 anos, o Curso de Serviço Social da UFT tem buscado se fortalece institucionalmente a partir do empenho para com a formação de profissionais comprometidos com o projeto ético político profissional, por conseguinte, profissionais críticos e propositivos, capazes de apreender a realidade social e desenvolver ações de intervenção qualificada, no trajeto de constituição e consolidação do curso, surgiram vários desafios, dentre eles, a sistemática ausência de campos de estágio, alta rotatividade docente, índices elevados de evasão e etc. Na atual realidade do curso, além desses, se põe a frente do Serviço Social da UFT, novos desafios, frutos da atual conjuntura política e econômica brasileira, verificamos assim, a necessidade de articulação dos sujeitos envolvidos com o curso, no debate sobre a universidade, conjuntura, formação profissional e demais eixos constituintes do referido evento, pois esta é a hora dos estudantes se posicionarem e lutarem contra questões que colocam no epicentro de suas implicações, a classe trabalhadora.
Este evento tem como tema: “TEMPOS DIFÍCEIS, TEMPOS DE REFLEXÃO E LUTA”, e tem por objetivo reunir e difundir a produção acadêmica das/dos graduandas/dos do curso de Bacharelado em Serviço Social, além de fortalecer o Movimento Estudantil em Serviço Social, propiciando assim integração entre os estudantes e troca de conhecimento. Cabe lembrar que este evento ocorre somente uma vez a cada dois anos e que faz parte do calendário da ENESSO há pelo menos 20 anos, tendo o ultimo ocorrido na Universidade Federal do Goiás – UFG no ano de 2014. Durante o Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social, serão apresentados trabalhos acadêmicos produzidos pelos discentes nos seguintes eixos: Universidade e Educação, Movimento Estudantil, Formação Profissional, Combate às Opressões, Cultura e Conjuntura que serão apresentados sob a forma de: comunicação oral, apresentação de pôsteres e oficinas. E também será realizada a eleição para representação discente Regional em ABEPSS.